Educação e Difusão




Podcast Segredos de Família

Podcast Segredos de Família

Compartilhe esta página:




Segredos de Família é um podcast do Genoma USP que revela a ciência, as reviravoltas e os dilemas do aconselhamento genético. A partir de casos fictícios, inspirados nos 20 anos de experiência dos pesquisadores do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da USP, a geneticista Regina Mingroni Netto, o professor de biologia Rodrigo Mendes e a jornalista Mônica Teixeira conversam, em cada episódio, sobre o que há de mais humano e sensível na genética, de diferentes pontos de vista. Prepare-se para o que o DNA pode te contar!

Você quer nos contar sua história? Escreva para nós em codigen@ib.usp.br


ONDE OUVIR:  

Spotify

Deezer

Castbox

RadioPublic

Breaker

YouTube

Anchor

Pocketcasts

Google

 

EPISÓDIOS

Episódio 1 - Ingrid e a hemofilia 

Nesse episódio, Ingrid, uma advogada de 35 anos, procura um serviço de aconselhamento genético pois pretende ter filhos e tem receio de ter herdado a doença do pai que possui hemofilia. Mas os exames genéticos que Ingrid realiza trazem alguns resultados inesperados.


Episódio 2: Maria e distrofia muscular de Duchenne

Nesse episódio, Maria, uma adolescentes de 15 anos está grávida e procura um serviço de aconselhamento genético pois tem dois irmãos que possuem distrofia muscular de Duchenne e acaba colocando os aconselhadores que a recebem em uma delicada situação.


Episódio 3: Joana e o teste do pezinho

Nesse episódio, Clotilde e Francisco dão à luz uma filha chamada Joana, e 15 dias depois do nascimento, são chamados pela maternidade, pois algo foi identificado no teste do pezinho. Joana poderia ter uma doença chamada Fenilcetonúria.


Episódio 4: Marcelo e a doença de Huntington

Nesse episódio, Marcelo, um médico de 26 anos, que pretende se especializar em neurocirurgia, recebe a notícia de que seu pai tem doença de Huntington. A doença é hereditária e um dos primeiros sintomas é o aparecimento de movimentos involuntários.


Episódio 5: Hugo e o câncer colorretal

Neste episódio, Olga, mãe de Hugo, recorre a geneticista para verificar se poderia haver uma base genética para explicar porque Hugo, seu filho de dez anos, tem microcefalia e deficiência intelectual. Os exames mostram que, de fato, uma síndrome genética explica os sintomas do menino. Mas os exames também detectaram uma outra mutação genética em Hugo, que o predispõe  a um tipo hereditário de câncer no intestino. E agora? O que Olga deve fazer? E Heitor, o irmão de 17 anos de Hugo?


Episódio 6: Ana Maria e o teste de ancestralidade

Neste episódio, o tema é o teste de ancestralidade que Ana Maria quis fazer. Os pais de Ana Maria, já falecidos, eram italianos emigrados para o Brasil. Os testes de ancestralidade são esses que analisam o DNA dos interessados em saber sobre seus ascendentes - se eram africanos, europeus, asiáticos ou nativos americanos, por exemplo. O resultado surpreendeu Ana Maria.
 

 

 

 

Genoma USP - Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco
Rua do Matão - Travessa 13, n. 106
Cidade Universitária
05508-090 - São Paulo -SP
Telefones: (11) 3091-7966 / 3091-0878
WhatsApp, só para mensagem: (11) 94057-4021
Como chegar no Genoma USP