Quem Somos




Instalações para a realização de pesquisa de classe mundial

Instalações para a realização de pesquisa de classe mundial

Compartilhe esta página:



O Genoma USP possui laboratórios com equipamentos para sequenciamento genômico de última geração, laboratórios para cultura celular, incluindo uma sala limpa, biotérios de roedores e Zebrafish, consultórios para atendimento a pacientes, sala de reunião com equipamento multimídia e um anfiteatro com capacidade para 95 pessoas. Além disso, o Genoma USP tem laboratórios no prédio Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Sequenciamento Genômico

O setor de sequenciamento genômico do Genoma USP possui uma área reservada ao preparo e manipulação de amostras que está dividida em 3 salas de acesso controlado e que obedecem às normas de boas práticas laboratoriais: sala de Pré-PCR, dedicada à manipulação de reagentes e à extração de DNA em sistema automatizado; sala Pós-PCR, onde são realizadas as etapas de amplificação de DNA e sala de sequenciadores, com equipamentos para sequenciamento tradicional de DNA (ABI3730) e para sequenciamento de nova geração (NovaSeq 6000). Possui ainda uma sala de servidores, de acesso restrito, onde estão alojados os equipamentos para armazenamento e processamento de dados obtidos do sequenciamento e equipe especializada em bioinformática. Esta estrutura atende à demanda dos laboratórios vinculados ao Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco e do setor de prestação de serviço do Genoma USP e é coordenada pela Dra. Maria Rita Passos-Bueno.

Laboratórios de cultura celular

Ao todo são 5 laboratórios destinados à cultura e manipulação de linhagens celulares, tanto de origem animal quanto de origem humana. Um destes laboratórios é o centro de processamento celular (CPC), uma sala limpa de acesso altamente controlado, que foi construída e é mantida para obedecer a um controle rígido de número de partículas, temperatura, umidade relativa, ventilação, barulho e pressão ambiente, de acordo com a RDC 214/2018. O CPC atende os grupos de pelo menos quatro pesquisadores do Genoma USP: Dra. Mayana Zatz, Dra. Mariz Vainzof, Dra. Maria Rita Passos-Bueno, Dr. Oswaldo Keith Okamoto.

Biotérios

O Genoma USP dispõe de estrutura para a manutenção de modelos animais, utilizados em estudos funcionais de doenças genéticas

Biotério de roedores

O Biotério Genoma compreende uma área de 38m² de área edificada e restrita. São mantidos basicamente camundongos de diferentes linhagens distróficas, e outros modelos para doenças genéticas.  Os animais são mantidos em mini-isoladores instalados em racks ou estantes ventiladas.  O Biotério genoma possui Nível de Biossegurança 2 (NB-2), aprovado pela CTNBio processo no 01200.004582/97-33, e obedece a todas as regras do CONCEA.  

O Biotério do Genoma USP atende à demanda animal experimental utilizada em pesquisas científicas desenvolvidas por laboratórios vinculados ao Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-tronco (CEGH_IB/USP), nas linhas de pesquisa do projeto CEPID-FAPESP. Atende pelo menos cinco pesquisadores principais: Mayana Zatz, Mariz Vainzof, Maria Rita Passos-Bueno, Oswaldo Keith Okamoto e Merari Ferrari.

Biotério de Zebrafish

O biotério do Zebrafish (Danio rerio, conhecido popularmente como paulistinha) compreende uma área de 15 m² no prédio André Dreyfuss, com acesso controlado, e inclui diversas linhagens de peixes em sistemas de aquários adaptados exclusivamente para biotérios de criação e manutenção do bem estar animal. Está associado a um laboratório de apoio, com acesso a lupas, microscópios, estufa e microinjetor. É mantido por uma equipe de pós-graduandos e pós-doutorandos, treinados em pesquisa experimental em zebrafish, que são supervisionados pela Profa. Dra. Maria Rita Passos-Bueno (Deptartamento de Genetica e Biologia Evolutiva, Genoma, IB-USP) e pelo Prof°. Dr. Niels Olsen Saraiva Câmara (ICB-USP).

Consultórios para atendimento a pacientes

O Genoma USP possui 9 salas destinadas à consulta clínica, salas equipadas com aparelhos para avaliação fisioterapêutica e salas destinada à coleta de sangue e recebimento de materiais biológicos. 
 

 

Genoma USP - Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco
Rua do Matão - Travessa 13, n. 106
Cidade Universitária
05508-090 - São Paulo -SP
Telefones: (11) 3091-7966 / 3091-0878
WhatsApp, só para mensagem: (11) 94057-4021
Como chegar no Genoma USP