A publicação descreve alguns dos principais projetos de pesquisa conduzidos no Genoma USP, bem como a relação de instituições associadas e links para reportagens sobre resultados.
O programa CEPID foi lançado pela FAPESP em 2000, com o objetivo de apoiar por longo prazo centros de pesquisa de excelência no Estado de São Paulo, multinstitucionais e em qualquer área do conhecimento. Os CEPIDS têm como missão desenvolver pesquisa na fronteira do conhecimento, fundamental ou aplicada, com impacto comercial e social relevantes, contribuir para a inovação por meio de transferência de tecnologia, e oferecer atividades educacionais e de difusão do conhecimento a professores e estudantes do ensino fundamental e médio, bem como para o público em geral.
Escolhidos por meio de edital e selecionados por especialistas brasileiros e estrangeiros e por um comitê internacional, os CEPIDs contam com financiamento por um período de até 11 anos, o que lhes permite ousar nos objetivos da investigação, consolidar equipes de excelência, conferir maior escala à pesquisa científica e tecnológica e cumprir os requisitos de sua missão
Além de recursos da FAPESP, os centros têm também o respaldo das instituições às quais estão ligados – na forma de financiamento a professores, técnicos, pessoal de apoio e infraestrutura –, além de fundos adicionais aportados por indústrias e outras agências de fomento à pesquisa que, somados, formam um dos maiores investimentos em pesquisa do país.
A primeira chamada de propostas para o Programa CEPID foi lançada em 2000 e selecionou 11 centros, apoiados até 2013. Em 2011, foi lançado novo edital e selecionados 17 CEPIDs, dentre 90 propostas apresentadas.
Genoma USP - Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco
Rua do Matão - Travessa 13, n. 106
Cidade Universitária
05508-090 - São Paulo -SP
Telefones: (11) 3091-7966 / 3091-0878
WhatsApp, só para mensagem: (11) 2648-8358 Como chegar no Genoma USP