Educação e Difusão




Exposições Científicas

Exposições Científicas

Compartilhe esta página:



Célula Gigante

A Célula Gigante é um modelo cênico tridimensional de uma célula eucariótica ampliada 130.000 vezes, cujo interior pode ser visitado, e permite uma imersão no mundo das organelas.  A Célula Gigante participa de eventos como congressos, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Feiras temáticas, Shopping Centers, etc. Cerca de 8 mil pessoas visitam anualmente a Célula Gigante.

Luz e Vida

Luz e Vida é uma exposição científica itinerante, cujo eixo temático é a luz e sua importância para vida na Terra, apresenta de modo integrado contribuições da Física e da Biologia de modo a facilitar a compreensão dos conceitos.

A exposição foi concebida em parceria com o Centro de Pesquisa de Óptica e Fotônica, de São Carlos. Além de garantir a interdisciplinaridade a exposição foi pensada de modo a explicitar, na medida do possível, as relações entre os diversos conteúdos expostos e a contextualizar os temas com a vida cotidiana. O conteúdo da exposição está disponível para download clique aqui. A exposição é exibida em locais públicos como shopping centers, centros culturais, congressos, clubes etc. 

Ciência e arte

A Exposição Genoma apresenta no espaço de sua sede uma série de painéis baseados em imagens de microscopia, com o objetivo de difundir a pesquisa realizada. O microscópio é uma das ferramentas que mais aproxima arte e ciência.  Assim como o pintor mistura tintas na paleta, o microscopista precisa ter habilidade ao preparar o material e aplicar corantes e os marcadores.  No primeiro momento, as imagens revelam fenômenos até então desconhecidos; mas, quando fora do laboratório, surpreendem pela beleza de formas e cores, criando uma estética semelhante à da arte. Veja o hot site da exposição: www.exposicao.genoma.ib.usp.br.

Semear Ciência

Cartazes sobre Genética são exibidos dentro dos vagões do metrô de São Paulo contendo frases provocativas que estão associados a um hotsite no qual o tema é desenvolvido. Foram realizadas duas campanhas, em parceria com o Metrô de São Paulo, em dois anos consecutivos, 2004 e 2005, sobre os temas Semelhantes, mas diferentes e Está no DNA?. Uma das seções do hotsite tem como alvo os professores de ensino médio que desejam tratar dos temas em sala de aula.  Os hotsites das duas campanhas foram acessados cerca de 80 mil vezes em um ano.  

 

Genoma USP - Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco
Rua do Matão - Travessa 13, n. 106
Cidade Universitária
05508-090 - São Paulo -SP
Telefones: (11) 3091-7966 / 3091-0878
WhatsApp, só para mensagem: (11) 94057-4021
Como chegar no Genoma USP