Pesquisa e Inovação




Câncer

Câncer




O câncer representa um grupo de doenças heterogêneas quanto ao seu desenvolvimento, manifestação clínica e prognóstico. A sua etiologia é multifatorial, envolvendo fatores genéticos/epigenéticos e ambientais.  

A maioria dos casos de câncer é de origem esporádica e embora a sua incidência aumente com a idade, há tipos de câncer que afetam primariamente crianças e adolescentes. Esses tipos de câncer pediátrico possuem uma biologia distinta e, em muitos casos, estão associados a alterações ocorridas durante o desenvolvimento embrionário.

Alterações genéticas herdadas e histórico familial também influenciam a predisposição de um indivíduo em ter câncer. A avaliação dessa predisposição, que é variável na população, é um passo importante para a prevenção e o tratamento do câncer.

O Genoma USP oferece testes genéticos para detecção de alterações associadas à predisposição ao câncer e realiza pesquisas na fronteira do conhecimento, com o propósito de melhorar a compreensão sobre a fisiopatologia dessas doenças e contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens diagnósticas e terapêuticas.

Pesquisadores:
  - Oswaldo Keith Okamoto
  - Ana Krepischi
  - Caroline Kaid Davila

 

Genoma USP - Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco
Rua do Matão - Travessa 13, n. 106
Cidade Universitária
05508-090 - São Paulo -SP
Telefones: (11) 3091-7966 / 3091-0878
WhatsApp, só para mensagem: (11) 94057-4021
Como chegar no Genoma USP