Educação e Difusão




Atividades Interativas

Atividades Interativas

Compartilhe esta página:



A família Silva e seus genes

A atividade simula a reprodução de um casal de seres humano. Vários descendentes são formados levando-se em consideração a transmissão de seis características genéticas. 

   - Manual


Diferenciação muscular

A atividade simula a diferenciação de mioblastos em células musculares, por meio da ação de alguns dos genes envolvidos nesse processo. Assim é possível entender como ocorre a diferenciação muscular e quais são suas etapas.  

  - Manual
  - Anexos


Diferenciação da hemácia

O objetivo da atividade é visualizar a diferenciação da hemácia, estabelecendo a relação entre o sinal celular e o fenótipo.   

  - Manual


Diferenciação de protozoário Naegleria gruberi

Esse protozoário muda sua aparência dependendo do meio em que se encontra. A atividade relaciona de modo concreto eventos de estimulação ambiental, ativação gênica e alteração de forma do organismo unicelular 

  - Manual


Diferenciação celular em osso

A atividade simula o efeito da atuação dos genes Sp1 e E11 na via de diferenciação do osteóctio e relaciona, de modo concreto, a regulação gênica durante a transformação de um osteoblasto em osteócito.  

  - Manual
  - Anexos


Filho de Scoiso, scoisinho é! 

Essa atividade tem como objetivos principais introduzir noções básicas de Genética, colocar os estudantes em contato com a terminologia utilizada nessa área do conhecimento e discutir questões relacionadas aos processos que ocorrem durante a formação dos gametas e do zigoto. A atividade possibilita também que os alunos relacionem diferentes “receitas” de informação genética com a aparência do organismo. Essa atividade pretende fornecer a contextualização necessária para retirar o aluno da condição de espectador passivo e facilita o aprendizado significativo dos princípios básicos da Genética. 

  - Manual


Hematopoese

Uma atividade divertida que simula as diversas vias de diferenciação das células sanguíneas a partir da célula-tronco hematopoética inicial. Com o auxílio de um dado e de uma chave de classificação você segue as diferentes vias e chega em diferentes células diferenciadas.

  - Manual, anexos e tabuleiro


Escavando identidades: muito além do RG

Uma atividade que proporciona aos alunos experimentarem o trabalho realizado por arqueólogos em campo, por meio da simulação de escavação de um contexto funerário. 

Manual do professor

Simulando a técnica de sequenciamento de bases do DNA

A atividade tem por objetivo ilustrar como se faz o seqüenciamento de DNA.   

- Manual

Seleção natural: o caso das joaninhas

O artigo trata da atividade que trabalha conceitos básicos de genética e evolução, e mostra, de forma lúdica e visual os efeitos que mudanças ambientais podem causar nas frequências alélica e fenotípica de uma população, aqui representada por um grupo de joaninhas. 

 

MONTE O SEU PRÓPRIO KIT DE MATERIAL DIDÁTICO QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM DE GENÉTICA

Meiose e as leis de Mendel

Uma simulação da meiose, com ênfase nos seus aspectos mais relevantes relacionados à hereditariedade: o paralelismo existente entre o comportamento dos cromossomos na gametogênese e o dos genes na transmissão das características hereditárias.

A contribuição da genética na conservação Biológica

A atividade traz para discussão o modo como a genética molecular pode contribuir para a identificação da origem de aves retiradas da natureza e com a formação de casais em programas de reprodução em cativeiro e como essas informações podem contribuir para a conservação de espécies ameaçadas de extinção.

Os tentilhões de Galápagos: o que Darwin não viu, mas os Grants viram 

Simulação do que ocorre na natureza em relação à disponibilidade de recursos alimentares e as características morfológicas que possibilitam a utilização destes recursos. 

Mendel enrolado na dupla hélice

Integra os conceitos da genética mendeliana e da genética molecular, por meio da utilização de mapas de conceito.

O código genético: o código dos vinte

A atividade permite que o participante construa o conceito de código genético, saiba usa-lo corretamente e adquira uma atitude crítica perante colocações incorretas do conceito.

Dos genes aos fenótipos

São apresentadas proporções fenotípicas encontradas na primeira e na segunda geração de cruzamentos controlados entre plantas. Com base nas evidências experimentais, o aluno deve propor hipóteses sobre os genótipos dos indivíduos envolvidos nos cruzamentos e nas gerações filiais e sobre as vias metabólicas que possam explicar a interação dos genes que controlam o caráter em questão.
 

 

Genoma USP - Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco
Rua do Matão - Travessa 13, n. 106
Cidade Universitária
05508-090 - São Paulo -SP
Telefones: (11) 3091-7966 / 3091-0878
WhatsApp, só para mensagem: (11) 94057-4021
Como chegar no Genoma USP