Introdução:
Filho de Scoiso, scoisinho é!
Essa atividade tem como objetivos principais introduzir noções básicas de Genética, colocar os estudantes em contato com a terminologia utilizada nessa área do conhecimento e discutir questões relacionadas aos processos que ocorrem durante a formação dos gametas e do zigoto. A atividade possibilita também que os alunos relacionem diferentes “receitas” de informação genética com a aparência do organismo. Essa atividade pretende fornecer a contextualização necessária para retirar o aluno da condição de espectador passivo e facilita o aprendizado significativo dos princípios básicos da Genética.
- Manual
Seleção natural: o caso das joaninhas
O artigo trata da atividade que trabalha conceitos básicos de genética e evolução, e mostra, de forma lúdica e visual os efeitos que mudanças ambientais podem causar nas frequências alélica e fenotípica de uma população, aqui representada por um grupo de joaninhas.
A família Silva e seus genes
A atividade simula a reprodução de um casal de seres humano. Vários descendentes são formados levando-se em consideração a transmissão de seis características genéticas.
- Manual
Diferenciação muscular
A atividade simula a diferenciação de mioblastos em células musculares, por meio da ação de alguns dos genes envolvidos nesse processo. Assim é possível entender como ocorre a diferenciação muscular e quais são suas etapas.
Diferenciação da hemácia
O objetivo da atividade é visualizar a diferenciação da hemácia, estabelecendo a relação entre o sinal celular e o fenótipo.
- Manual
Diferenciação de protozoário Naegleria gruberi
Esse protozoário muda sua aparência dependendo do meio em que se encontra. A atividade relaciona de modo concreto eventos de estimulação ambiental, ativação gênica e alteração de forma do organismo unicelular
- Manual
Diferenciação celular em osso
A atividade simula o efeito da atuação dos genes Sp1 e E11 na via de diferenciação do osteóctio e relaciona, de modo concreto, a regulação gênica durante a transformação de um osteoblasto em osteócito.
Hematopoese
Uma atividade divertida que simula as diversas vias de diferenciação das células sanguíneas a partir da célula-tronco hematopoética inicial. Com o auxílio de um dado e de uma chave de classificação você segue as diferentes vias e chega em diferentes células diferenciadas.
Escavando identidades: muito além do RG
Uma atividade que proporciona aos alunos experimentarem o trabalho realizado por arqueólogos em campo, por meio da simulação de escavação de um contexto funerário.
Simulando a técnica de sequenciamento de bases do DNA
A atividade tem por objetivo ilustrar como se faz o seqüenciamento de DNA.
- Manual
MONTE O SEU PRÓPRIO KIT DE MATERIAL DIDÁTICO QUE FACILITA A APRENDIZAGEM DE GENÉTICA
Uma simulação da meiose, com ênfase nos seus aspectos mais relevantes relacionados à hereditariedade: o paralelismo existente entre o comportamento dos cromossomos na gametogênese e o dos genes na transmissão das características hereditárias.
Os tentilhões de Galápagos: o que Darwin não viu, mas os Grants viram
Simulação do que ocorre na natureza em relação à disponibilidade de recursos alimentares e as características morfológicas que possibilitam a utilização desses recursos.
Estudo de caso que simula problemas enfrentados pelos pesquisadores para agrupar três espécies de periquitos com base em similaridades de morfologia externa, distribuição geográfica, cariótipo e sequência de bases do DNA
Jogo visa introduzir, em sala de aula, de forma lúdica, o mundo dos micróbios patogênicos.
A contribuição da genética na conservação Biológica
A atividade traz para discussão o modo como a genética molecular pode contribuir para a identificação da origem de aves retiradas da natureza e com a formação de casais em programas de reprodução em cativeiro e como essas informações podem contribuir para a conservação de espécies ameaçadas de extinção.
Mendel enrolado na dupla hélice
Integra os conceitos da genética mendeliana e da genética molecular, por meio da utilização de mapas de conceito.
O código genético: o código dos vinte
A atividade permite que o participante construa o conceito de código genético, saiba usa-lo corretamente e adquira uma atitude crítica perante colocações incorretas do conceito.
São apresentadas proporções fenotípicas encontradas na primeira e na segunda geração de cruzamentos controlados entre plantas. Com base nas evidências experimentais, o aluno deve propor hipóteses sobre os genótipos dos indivíduos envolvidos nos cruzamentos e nas gerações filiais e sobre as vias metabólicas que possam explicar a interação dos genes que controlam o caráter em questão.
Classificando a diversidade biológica
Uma atividade em duas etapas: I. Classificação de objetos - os alunos criam seus próprios critérios para agrupar objetos relacionados. II, um estudo de caso de classificação de organismos com base em características morfológicas, distribuição geográfica e marcadores genéticos.
A contribuição da Genética para a conservação
Essa atividade traz para discussão o modo como a genética molecular pode contribuir para a identificação da origem de aves retiradas da natureza e com a formação de casais em programas de reprodução em cativeiro e como essas informações podem contribuir para a conservação de espécies ameaçadas de extinção