Educação e Difusão




Ações em Educação Básica

Ações em Educação Básica

Compartilhe esta página:



O Genoma USP, em parceria com algumas Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, promove ações de educação e de difusão em escolas de educação básica com foco principalmente no ensino médio. Nessas parcerias o Genoma USP:

  • capacita professores das escolas pertencentes as Diretorias de Ensino parceiras para utilização de novas metodologias de ensino e de materiais instrucionais, não como um fim em si mesmo, mas como um meio para que o aluno desenvolva habilidades que lhes permitam produzir e usufruir os bens culturais, sociais e econômicos da sociedade;

  • disponibiliza para os professores material de apoio instrucional e intelectual para a realização de aulas de laboratório e outras metodologias capazes de eleger o aluno como agente da aprendizagem; 

  • desperta no estudante o interesse pela ciência.


O material instrucional é disponibilizado para os professores de três maneiras: 

  • Um Laboratório Itinerante é instalado na escola (Projeto Aulas Práticas na Escola), juntamente com cinco diferentes kits, que permitem a confecção e visualização de preparações citológicas (a base celular da genética), a elaboração de experimentos simples e também a extração de DNA.

  • O Laboratório Itinerante permanece na escola pelo período de três semanas. Seis escolas são atendidas simultaneamente pelo projeto. Diretores e coordenadores educacionais das escolas parceiras são previamente informados pelas Diretorias de Ensino a disponibilizarem espaço e pessoal para apoio aos professores. 

  • Centrais de empréstimo de uma coleção de materiais instrucionais foram instaladas nas Diretorias de Ensino parceiras (Projeto Materiais Didáticos). Os referidos materiais estão organizados em kits, que possibilitam sua aplicação em sala de aula com até 45 estudantes. 


As exposições científicas (Célula Gigante e Luz e Vida) são montadas em locais de fácil acesso (geralmente shopping centers ou escolas com localização central) e as visitas dos professores com seus estudantes são organizadas pelas Diretorias de Ensino (Projeto a USP vai a sua Escola).  

As capacitações dos professores das escolas públicas são realizadas anualmente na forma de Oficinas pedagógicas cuja divulgação, inscrição e convocação são feitas pelas Diretorias de Ensino. Cada oficina tem a duração de 8 horas. Elas são realizadas anualmente nas dependências das Diretorias de Ensino e/ou no Centro Didático do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. São realizadas anualmente capacitações para: 

  • realização de aulas práticas nas escolas com o uso dos laboratórios itinerantes;

  • utilização em sala de aula de materiais didáticos facilitadores da aprendizagem;

  • utilização em sala de aula dos conteúdos conceituais das exposições científicas;

  • atualização de metodologias de ensino. 


Estudantes das escolas atendidas pelo laboratório itinerante são também capacitados (três por escola) para auxiliarem os professores durante o período em que o laboratório está instalado em sua escola.

Pesquisador: Eliana Maria Beluzzo Dessen
 

 

Genoma USP - Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco
Rua do Matão - Travessa 13, n. 106
Cidade Universitária
05508-090 - São Paulo -SP
Telefones: (11) 3091-7966 / 3091-0878
WhatsApp, só para mensagem: (11) 94057-4021
Como chegar no Genoma USP