Simpósio discute o futuro do aconselhamento genético

No dia 16/06/2018 aconteceu, no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP), o “I Simpósio de Aconselhamento Genético Multidisciplinar: Atuação e Perspectivas”. O objetivo do evento foi promover a atualização dos estudantes e profissionais de saúde quanto aos desafios encontrados na realização do Aconselhamento Genético Multidisciplinar no Brasil, e, compartilhando as experiências de profissionais de diferentes tipos de serviços, congregar ideias e subsídios para discussões sobre o futuro da profissão de aconselhador genético.

O evento foi idealizado pelos alunos do programa de Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana, oferecido pelo IBUSP, e contou com palestras ministradas por professores do programa e por outros profissionais de referência que atuam em centros especializados em Aconselhamento Genético, como, por exemplo, a Dra. Lavínia Faccini, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Chefe do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Houve também a participação de representantes de associações de familiares de afetados por doenças genéticas, enriquecendo os debates com a visão dos pacientes. O Dr. Jorge Forbes foi convidado para tratar dos aspectos psicanalíticos do Aconselhamento Genético. Para encerrar o evento, a Profª. Mayana Zatz abordou diversas questões éticas e os desafios do futuro da prática do Aconselhamento Genético.

Este foi o primeiro evento voltado especificamente para o Aconselhamento Genético Multidisciplinar e contou com 98 participantes, dentre os quais estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais das áreas de biologia, biomedicina, enfermagem, medicina e psicologia.

A Comissão Organizadora agradece aos participantes e palestrantes pela presença, aos apoios recebidos pelo IBUSP, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL), financiado pelo programa CEPID-FAPESP, bem como às empresas patrocinadoras Exxtend e Interprise. Graças ao sucesso na realização do Simpósio, já existe a ideia de realizar uma segunda edição, mantendo aberto o espaço para discussão e atualização sobre a prática do Aconselhamento Genético.

GS - 21/06/2018