Projeto Semear Ciência

Para ampliarmos nossa ação de Educação e Difusão, elaboramos o projeto Semear Ciência que visa divulgar temas importantes da Genética para o público. Por meio de cartazes espalhados pelas escolas e pelas estações de metrô e de ônibus, pretendemos motivar o público a conhecer mais sobre aspectos da Ciência que promovam valores importantes como, por exemplo, o respeito pela biodiversidade.

Para iniciar esse projeto, elaboramos uma série  de cartazes sob o título “Diferentes, mas semelhantes”.  Nas fotografias, apresentamos a espécie humana e uma espécie diferente da nossa (chimpanzé, mosca e semente de arroz) e informamos, com destaque, o grau de similaridade genética entre esses seres  vivos.

Será que essas espécies tão diferentes apresentam algum grau de semelhança genética? Os estudos sobre o genoma humano nos mostraram inúmeras semelhanças entre o nosso material genético e o de outras espécies nem tão parecidas. Esses dados científicos não foram surpreendentes para os especialistas, pois vão ao encontro das ideias evolutivas que afirmam que todas as espécies compartilham ancestrais comuns, ou seja, apresentam algum grau de parentesco.

Em 2014 foi lançado o primeiro hotsite da série, nele os visitantes poderão saber como esses estudos foram realizados e quais os impactos desse conhecimento no tratamento de doenças. 
 

Clique na imagem e acesse o respectivo hotsite 

 

 
2014   2015  
       
       

 

  Galeria de fotos

 

 

  Curta e acompanhe a página do projeto Semear Ciência

 

 

Atualizado em 24 de julho de 2015