Projeto pedagógico

 

Justificativa
A compreensão dos fenômenos biológicos não é simples, pois requer, muitas vezes, o entendimento de processos que envolvem entidades invisíveis. As visitas às escolas pretendem fornecer a contextualização dos referidos processos utilizando, para isso, os instrumentos necessários capazes de propiciar uma aprendizagem significativa. Desta forma, professores e alunos estarão juntos como aprendizes ativos.
 

Programa e cronograma
O programa de Visita as Escolas terá início em setembro de 2006 com o módulo denominado: “Viagem ao interior da célula”. Nas escolas inscritas no programa, será instalada uma célula gigante, tridimensional, cujo interior será visitado pelos alunos.Paralelamente, será apresentada uma série de atividades instrucionais (vide quadro seguinte), dispostas em pequenos estandes montados no pátio da escola.  As diferentes atividades serão desenvolvidas sob a supervisão da equipe da USP (professores e monitores), juntamente com os professores da escola. 
 

 Quadro‐resumo das atividades a serem apresentadas durante a visita

Estande Atividades
1. Quando aumenta? - Mergulho no sangue
- Lentes e microscópios
- Quem diria que é assim
- Veja você mesmo
2. O que podemos ver com diferentes
    cortes?
- Diferentes microscopias
- Interpretação de cortes
3. Os limites da célula - Citoesqueleto
- O modelo do mosaico‐fluido
- Osmose a olho nu
4. Núcleo: o centro de controle - Do DNA ao cromossomo
- Ordenando eventos da mitose
- Núcleo: um livro de receitas
5. A célula em funcionamento - Micromonte II – monte a sua célula
- De cara a cara com as células,
um jogo de senha
- A fábrica e a célula
6. Células em contexto

- Onde está a célula?
- Células formam o quê?  

 

Envolvimento dos alunos de graduação e pós‐graduação neste projeto
  
Como dito anteriormente, esta ação educativa, está sendo proposta dentro do programa de difusão do CEGH. Sendo assim, é de interesse que não somente os alunos do ensino médio e seus respectivos professores estejam envolvidos, como também alunos e professores da USP.

Os alunos de graduação e de pós‐graduação participarão nas seguintes atividades:

1) Disciplinas de pós‐graduação para alunos do IB/USP As disciplinas estarão sendo oferecidas no segundo semestre de 2006.

   – “Ensaios Pedagógicos para o Ensino de Biologia” BIO 5741
   – “Ensino de Genética” BIO 5727

Os objetivos fundamentais dos cursos são:

  • fornecer subsídios pedagógicos aos alunos para o exercício de suas atividades docentes.
  • criar instrumentos pedagógicos facilitadores da aprendizagem.
  • utilizar e avaliar o material instrucional produzido.
  • Preparar e ministrar cursos de atualização para professores do ensino médio.

   
2) Estágios para alunos de graduação que estiverem realizando disciplinas da licenciatura. Neste estágio, o aluno participará da elaboração, execução e avaliação das atividades propostas para a visita recebendo os créditos correspondentes à participação.

 

Envolvimento dos professores das escolas a serem visitadas

Aos professores interessados na visita, serão oferecidas duas ações de suporte:

  • Um curso de atualização, “Doenças Genéticas: o que há de novo?” a ser realizado em julho de 2006, cujo principal objetivo é levar ao conhecimento dos professores de Biologia e áreas afins uma maneira lúdica e prazerosa para o ensino de Genética. Dessa forma, o professor poderá compreender os conceitos e procedimentos envolvidos.
  • Um workshop a ser realizado em setembro de 2006 com apresentação, aos professores, dos materiais e atividades a serem utilizados durante a visita.