Concurso

1º Concurso artístico "DNA e herança biológica"

Lançado em maio de 2016, o concurso foi destinado  aos alunos do ensino médio da educação básica e EJA, regularmente matriculados em instituições de ensino da rede pública ou particulares do estado de São Paulo.
Foram três meses (encerramento em 31/07/2016) para inscrição e criação de um trabalho artístico dentro do tema proposto e sob orientação do professor de Biologia. A escolha da modalidade artística era livre;  poderiam concorrer com vídeo, desenho, pintura música, poema, montagem, escultura. 
A participação do aluno estava vinculada a sua inscrição pelo site do Genoma e atendimento ao Regulamento do concurso

 

TEMA PROPOSTO

O DNA   é a molécula biológica que liga as diferentes gerações de uma família. O Centro de Pesquisa em Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) convidou Alex Senna, autor de belos outros murais e grafites, a representar esta ideia. O vídeo "Herança" (clique AQUI para visualizá-lo), mostra o trabalho do artista na elaboração do mural em setembro de 2015.
Para instigar alunos e professores lançou-se o seguinte desafio:  "E você estudante, como representaria esta ideia? E você professor, como incentivaria seus alunos a realizar essa reflexão?"

 

PREMIAÇÃO

O evento de premiação aconteceu em 21 de outubro, no anfiteatro CEGH-CEL, e contou  com a presença de todos os alunos classificados, seus professores de Biologia ou representantes, parentes e  convidados.  Entregaram os certificados e prêmios a diretora do CEGH-CEL, Mayana Zatz e Hélen Akemi de Queiroz Nomura, coordenadora de Biologia da Gestão de Educação da Secretaria de Educação do Estado de  São Paulo.
Abriu o evento a coordenadora  de Educação e Difusão deste Centro de Pesquisa, Eliana Maria Beluzzo Dessen, explicando que a inspiração para o concurso nasceu do mural criado por Alex Senna, obra realizada para ficar na sala de espera do CEGH-CEL.   O desenho do mural  acabou sendo a marca de divulgação do concurso.
Dos 103 trabalhos recebidos, a Comissão julgadora classificou os dez melhores. O primeiro colocado ganhou um tablet e o livro "Genética" da autora Mayana Zatz.  Todos os dez alunos  receberam medalha de classificação e certificado de participação;  os professores orientadores também receberam certificado pela contribuição.

 

 Galeria de fotos

 

 

OS 10 MELHORES TRABALHOS CLASSIFICADOS

COLOCAÇÃO ESTUDANTE ANO  ESCOLA CIDADE PROFESSOR(A) PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Giordano Freitas Gadelha Colégio São Luís São Paulo Vânia Fonseca Longhi Macarrão Vídeo
Pedro Colombo Tatit Escola Viva São Paulo Rodrigo Caccere Música
Mariana Akemi Asato Goh Colégio Marupiara São Paulo Luana Pugliesi Longui Desenho
Paloma Cristiane Silva de Morais Escola Estadual Profa. Stella Couvert Ribeiro São José do Rio Pardo Rosimeire Pedroza Poema
Aline Soares Martins Escola Estadual Profa. Stella Couvert Ribeiro São José do Rio Pardo Rosimeire Pedroza Desenho
Amanda Graziela Vasconcelos Colégio Objetivo Mauá Mauá - Grande São Paulo Bruno Fernandes Desenho
Kathleen Cristina Solano da Silva Escola Estadual Prof. Almicare Mattei Marília Marli Rodrigues de Souza Montagem
Tayane Yuri Mezo Colégio Marupiara São Paulo Luana Pugliesi Longui Escultura
 9º William de Freitas Lesse Escola Estadual Professora Paulina Rosa Hortolândia Gracimara Lopes Ribeiro Feriani Desenho
10º Natalia de Souza Sapatera Centro Educacional SESI 281 Araçatuba Juliano Ferreira Gonçales Desenho
 

 

 

 

Atualizado em 07/12/2016