Dr. Fernando Kok

Dr. Fernando Kok

Fernando Kok é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1978) e fez residência medica em Neurologia Infantil no Hospital das Clínicas da FMUSP (1978-1981). Desde 1983, é médico-assistente do serviço de Neurologia Infantil do Hospital das Clinicas da FMUSP, onde exerce a função de supervisor da enfermaria desde 1995 e coordena os ambulatórios de neurogenética e de doenças neurometabólicas. Realizou doutorado no programa de pós-graduação em Neurologia da FMUSP em 1990 e pós-doutorado em neurogenética pela Universidade Johns Hopkins/ Kennedy-Krieger Institute (Baltimore, Md, EUA), de 1992 a 1995. Em 2002, foi professor visitante da Mayo Clinic (Rochester, Mn, EUA) na área de bioquímica genética.

É professor-associado do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP desde 2013 e é médico colaborador do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco do Instituto de Biociências da USP desde 2002. Por 15 anos  (1997-2012) foi médico assessor da área de erros inatos do metabolismo e biologia molecular do Grupo Fleury. É sócio-fundador e Diretor-Médico da Mendelics Análise Genômica (2012), empresa dedicada ao sequenciamento de genoma humana com finalidade clinica e de pesquisa, por meio do sequenciamento de nova geração

É orientador pleno do programa de pós-graduação em Neurociências da Faculdade de Medicina da USP e orientador pontual do programa de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP. Até o presente,  concluiu a orientação de 4 mestrados, 8 doutorados e 2 pós-doutorados e participou de mais de 100 bancas de trabalho de conclusão de mestrado e doutorado.

Tem mais de 80 publicações em periódicos nacionais e internacionais, com um índice h=19 e é autor de mais de 50 capítulos de livros científicos.

Linhas de pesquisa:

1.     Caracterização fenotípica de doenças neurogenéticas (em especial, paraplegias espásticas e ataxias).

2.     Investigação laboratorial de erros inatos do metabolismo.

3.     Sequenciamento do exoma no diagnóstico de doenças neurogenéticas

Atividades de extensão:

Realiza atendimento e aconselhamento genético na área de neurogenética no CEGH desde 2002. Participa da investigação de doenças genéticas em locais com alta taxa de consanguinidade do nordeste do Brasil (em colaboração com  UEPB).