Angela Maria Vianna-Morgante

Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal da Bahia (1967), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1974). Atualmente é docente no Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, desenvolvendo pesquisas em Genética Humana, com foco nas alterações dos cromossomos. Suas investigações estão centradas na citogenética humana, com enfoque nos mecanismos de formação e nos efeitos clínicos das alterações cromossômicas estruturais. Dentre estas, investiga também a fragilidade do cromossomo X associada à síndrome do cromossomo X frágil, que é a causa mais frequente de retardo mental herdado, cuja abordagem evoluiu do nível citológico para o do gene, na investigação da relação genótipo-fenótipo e de aspectos populacionais. Num desdobramento do estudo da síndrome do X frágil, a busca dos mecanismos genéticos causadores da deficiência mental de herança ligada ao X passou a fazer parte de sua pesquisa. No estudo dos cromossomos, o centro de interesse expandiu-se para a evolução cromossômica nos mamíferos. Desde 1981, integra a equipe que coordena o Serviço de Aconselhamento Genético no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, centro de referência para várias doenças genéticas, oferecendo testes diagnósticos e orientação para famílias quanto a riscos genéticos. É Pesquisadora 1 do CNPq. Foi membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Genética (1990-1992 e 2000-2002) e do Standing Committee on Human Cytogenetic Nomenclature (1996-2001 e 2001-2006). É editora do periódico Genetics and Molecular Biology, publicado pela Sociedade Brasileira de Genética.

Linhas de pesquisa