Notícias

07.02.2018

O estudo coordenado pela geneticista Mayana Zatz e  publicado pela revista Nature Communications (em 02/02/2018), trouxe o resultado de dois anos de pesquisa  para  evidências que alguns bebês são mais  suscetibilidade ao vírus da zika e que neles a síndrome tem origem genética.

Foram  avaliados dados de 91 crianças de mães infectadas, incluindo dois pares de gêmeos monozigóticos (oriundos de um mesmo óvulo que se dividiu após a fecundação e, portanto, idênticos) e sete pares de gêmeos dizigóticos (oriundos de óvulos e espermatozoides diferentes, também chamados de gêmeos fraternos).

Uma primeira evidência para o fato genético para o desenvolvimento da síndrome congênita do Zika foi o fato de todos casos de gêmeos monozigóticos estudados serem concordantes. Quer dizer,  os bebês idênticos eram igualmente afetados pelo vírus. Já entre os dizigóticos, seis dos sete pares estudados eram discordantes (apenas um dos irmãos foi afetado).

A maior parte da investigação foi realizada  pelo Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e de Células-Tronco -CEGH-CEL, –  do IB-USP. Este Centro faz parte do CEPID, Centro de Pesquisa, Difusão e Inovação, financiado pela Fapesp .

A pesquisa também contou com a  participação de outros cientistas e pesquisadores da  Unifesp - Universidade Federal de São Paulo,  CNPEM - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, IQ - Instituto de Química da USP,  Instituto Butantan, Hospital Albert Einstein, Universidades federais da Paraíba -UFPB, Rio Grande do Norte -UFRN e Pernambuco -UFPE.

Saiba mais sobre a pesquisa, conferindo sua repercussão na mídia.

1. Rádio CBN

16. Agência Fapesp

mrcm - 07/02/2018

02.02.2018

PropMark - Foto Alê Oliveira

No dia 30 de de janeiro, terça-feira, aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo o evento em  homenagem a vinte personalidades, nacionais e estrangeiras das áreas da cultura, esporte, empreendedorismo etc.  Entre os nomes estava a da professora e coordenadora deste Centro,  Mayana Zatz.

O evento de cerimônia aconteceu no Theatro Municipal e os homenageados receberam  a Medalha Cidade de São Paulo, honraria instituida em 2009 como Medalha 25 de Janeiro.

Saiba mais:

02/02/2018

24.11.2017

Criamos uma nova área de publicações no site do CEGH-CEL. Nosso objetivo é a divulgação de assuntos relacionados as  nossas pesquisas sobre genética para todos. O primeiro artigo tem o título  Autismo: testes genéticos valem a pena?

Este texto foi publicado  as vésperas do  "Simpósio: Genética do Autismo", e servirá como mais uma contribuição importante para todos os interessados sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Para ler o artigo, click AQUI