Notícias

18.07.2018

Eliana Dessem, coordenadora de Educação e Difusão ao lado de Mayana Zatz, diretora do CEGH

 

O Prêmio Cláudia, neste ano na 23º edição, é a maior e mais importante premiação feminina da América Latina. Ele foi criado com o propósito de valorizar e chamar a atenção para as mulheres que então empenhadas em projetos de impacto  que façam a diferença na construção do país.

Nesta edição concorre, na categoria Ciências, a professora Eliana Dessen, a coordenadora de Educação e Difusão do CEGH - Centro de Pesquisa sobre Genoma Humano e Células-Tronco do IB-USP.

A votação ainda está aberta pelo site da revista Cláudia. Abaixo o link.

https://claudia.abril.com.br/tudo-sobre/premio-claudia/  

 

18/07/2018

25.06.2018
          

 

Em abril o site da  Cancer Research publicou o estudo sobre o Zika vírus para tratamento de tumores humanos agressivos do sistema central, agora em junho, o estudo foi capa da revista Cancer Research, demostrando o grande impacto desta pesquisa na área científica.

A revista Cancer Research  é uma revista científica da Associação Americana paraa Pesquisa do Câncer (AACR), criada em 1941, que abrange pesquisas relacionadas sobre todos os aspectos do câncer. De acordo com o Journal Citation Report® (JCR; Clarivate Analytics 2017), as publicações AACR são classificadas entre as revistas mais influentes em pesquisa e medicina oncológica.

Este  estudo tem Mayana Zatz como coordenadora ao lado de Oswaldo Keith Okamoto, ambos do Centro de Pesquisa sobre Genoma Humano e Células-Tronco (IB-USP). São parceiros e colaboradores  os pesquisadores do Instituto Butantan, do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A pesquisa em camundongos com tumores em estágio avançado, consistiu em injetar um agente patogênico no encéfalo do animal. Os resultados foram animadores, pois houve deste diminuição do tumor até casos de sua completa eliminação.  

Para acessar o artigo da Cancer Research, click AQUI.

 

 

25/06/2018

21.06.2018

 

            

No dia 16/06/2018 aconteceu, no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP), o “I Simpósio de Aconselhamento Genético Multidisciplinar: Atuação e Perspectivas”. O objetivo do evento foi promover a atualização dos estudantes e profissionais de saúde quanto aos desafios encontrados na realização do Aconselhamento Genético Multidisciplinar no Brasil, e, compartilhando as experiências de profissionais de diferentes tipos de serviços, congregar ideias e subsídios para discussões sobre o futuro da profissão de aconselhador genético.

O evento foi idealizado pelos alunos do programa de Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana, oferecido pelo IBUSP, e contou com palestras ministradas por professores do programa e por outros profissionais de referência que atuam em centros especializados em Aconselhamento Genético, como, por exemplo, a Dra. Lavínia Faccini, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Chefe do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Houve também a participação de representantes de associações de familiares de afetados por doenças genéticas, enriquecendo os debates com a visão dos pacientes. O Dr. Jorge Forbes foi convidado para tratar dos aspectos psicanalíticos do Aconselhamento Genético. Para encerrar o evento, a Profª. Mayana Zatz abordou diversas questões éticas e os desafios do futuro da prática do Aconselhamento Genético.

Este foi o primeiro evento voltado especificamente para o Aconselhamento Genético Multidisciplinar e contou com 98 participantes, dentre os quais estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais das áreas de biologia, biomedicina, enfermagem, medicina e psicologia.

A Comissão Organizadora agradece aos participantes e palestrantes pela presença, aos apoios recebidos pelo IBUSP, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL), financiado pelo programa CEPID-FAPESP, bem como às empresas patrocinadoras Exxtend e Interprise. Graças ao sucesso na realização do Simpósio, já existe a ideia de realizar uma segunda edição, mantendo aberto o espaço para discussão e atualização sobre a prática do Aconselhamento Genético.

 

GS - 21/06/2018

 

Pages